IMPEDANCIOPHMETRIA
Como você avalia seus pacientes com doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) refratários ao tratamento clínico?
O sistema de monitoramento de impedânciopHmetria esofágica prolongada emprega a impedância para detectar toda atividade de refluxo e usa o pH para caracterizar cada episódio como ácido ou não ácido, estando ou não o paciente sob efeito de IBP, oferecendo toda a informação necessária para avaliação precisa e abrangente do refluxo ácido ou não ácido, assim como a correlação ntre o refluxo e o sintoma.
Indicações da impedanciopHmetria esofágica
- Sintomas de refluxo pacientes já submetidos à cirurgia gástrica (gastrectomia ou cirurgia bariátrica com acloridria).
- Sindrome de ruminação.
- Identificação dos portadores da DRGE sem esofagite.
- Caracterização do padrão de refluxo (ácido ou não ácido).
- Correlação dos sintomas, especialmente extra esofágicos (tosse crônica de origem indeterminada, eructação e pigarro excessivos)
- Indicada nos casos em que há suspeita de falta de resposta ao tratamento com medicamentos, devendo neste caso ser realizada em uso de Inibidor de Bomba em dose dobrada.
- Para avaliar a efetividade do tratamento cirúrgico em pacientes que persistem com sintomas.
COMO É FEITA ?
- Para a passagem da sonda utiliza-se Xylocaína gel na narina. Portanto, a passagem da sonda não causa dor, é rápida e o sintoma mais comum durante esta passagem é a náusea, porém a mesma cessa assim que a sonda chega ao esôfago.
Preparo
COMO É O PREPARO PARA REALIZAR A IMPEDANCIOPHMETRIA ?
- No dia do exame trazer todos os exames anteriormente realizados (endoscopia, raio-X contrastado do esôfago ou esofagograma, manometria e pH-metria).
• ATENÇÃO: ESSES MEDICAMENTOS DEVEM SER SUSPENSOS A NÃO SER QUE O MÉDICO SOLICITANTE ESPECIFIQUE NO PEDIDO, QUE DESEJA QUE O EXAME SEJA FEITO NA VIGÊNCIA DOS MEDICAMENTOS.
- Medicamentos que interferem na acidez ex: bloqueador de histamina (Famotidina) e na motilidade (Bromoprida e Domperidona) por 3 dias
- Inibidores de bomba de prótons como Omeprazol (Losec, Gastrium®), Lanzoprazol (Prazol), Pantoprazol (Pantocal, Pantozol ou Tecta®), Esomeprazol (Nexium®, Esio, Esomex), Pariet®, Dexilant® e Vonoprazana (Inzelm) por 7 dias.
- Deve estar de jejum de comida sólida por 5 horas e água por 3 horas.
E após a colocação do aparelho?
- Poderá ter um dia normal de atividades do dia a dia, passear e até trabalhar dependendo da atividade, a fim de não interferir na fidelidade do exame. No período do exame, não se deve praticar esportes.
- É possível tomar uma ducha do umbigo para baixo, entretanto banho completo somente após retirar o aparelho.
- Durante o período com o aparelho o paciente deverá preencher um formulário informando os horários em que apresentar algum sintoma relacionado à indicação do exame, além de registrar os horários de alimentação (início e término) e os períodos que estiver deitado (mesmo que acordado).
Sugestões:
- O aparelho não pode molhar, por isso sugerimos tomar banho o mais próximo do horário do exame.
- Os fios não podem ser dobrados, tentar manipulá-los o mínimo possível.
- O aparelho, além do relógio, também marca o pH (valor da acidez) que não deve ir acima de 9,0 nem abaixo de 1,0; caso isso ocorra ligar para o consultório ou celular da médica.
- Importante que homens ou mulheres estejam vestindo blusas com botões que abrem na frente.