PH - METRIA ESOFAGEANA

O QUE É?

O exame de pH-metria é um registro prolongado de pH (acidez) dentro do esôfago e avalia a quantidade de ácido que retorna do estômago para o esôfago (refluxo ácido). Seu objetivo é  verificar se este refluxo é responsável pelos sintomas do paciente. A monitorização é feita através de um equipamento portátil, composto por um cateter com calibre de 2 milímetros que passa por uma das narinas e um gravador digital compacto (a exemplo do “holter” cardiológico) que armazena as informações durante 18 a 24 horas e posteriormente são analisadas em um software específico. 

Uma vez inserida a sonda, não haverá qualquer interferência com a respiração, fala ou alimentação, sendo bem tolerado em qualquer idade.  
 

PARA QUE SERVE?

    Para avaliar se o refluxo gastroesofágico (exposição ácida anormal) é a causa de sintomas como queimação, regurgitação, dor no peito (em pacientes já investigados pelo cardiologista) e asma de difícil controle

  • Em pacientes que não conseguem comunicar seus sintomas, como crianças (com baixo ganho de peso, com pneumonia e infecções de vias aéreas de repetição)
  • Pacientes com sintomas de refluxo, com endoscopia normal ou sem esofagite considerados para cirurgia antirrefluxo ou hérnia de hiato.


COMO É REALIZADA ?

Coloca-se uma sonda plástica de fino calibre em uma de suas narinas, que é lubrificada e anestesiada previamente com geléia de Xylocaina. A partir de então, com a deflutição o cateter é empurrado delicadamente até atingir o estômago. Nessa fase do exame pode-se sentir um desconforto passageiro (náuseas), porém uma vez passada a sonda, o esôfago rapidamente se ajusta à mesma. A partir de então, um pequeno eletrodo de referência (semelhante aos que se utilizam para fazer eletrocardiograma) é fixado em um ponto da parede anterior do tórax e um cabo é conectado a um aparelho portátil que vai registrar todo o período do exame. Feito isso, a sonda é fixada na narina, passada por trás da orelha de modo a que se posicione o mais discretamente possível. O aparelho registrador é então colocado na sua capa e será colocado no paciente através de alça a tiracolo.

Importante:
Os exames anteriores (estudos endoscópicos, radiológicos, manométricos ou pH-metricos) que podem ajudar a conhecer melhor o quadro clínico do paciente, devem ser levados no dia do exame.


Preparo

- Para agendamento é importante encaminhar os resultados de exames anteriormente realizados (endoscopia, raio-X contrastado do esôfago ou esofagograma,  manometria e pH-metria). Em adultos é importante ter realizado pelo menos uma endoscopia previamente.

• ATENÇÃO: ESSES MEDICAMENTOS DEVEM SER SUSPENSOS A NÃO SER QUE O MÉDICO SOLICITANTE ESPECIFIQUE NO PEDIDO, QUE DESEJA QUE O EXAME SEJA FEITO NA VIGÊNCIA DOS MEDICAMENTOS.

- Medicamentos que interferem na acidez ex: bloqueador de histamina (Famotidina) e na motilidade (Bromoprida e Domperidona) por 3 dias

 Inibidores de bomba de prótons como Omeprazol (Losec, Gastrium®), Lanzoprazol (Prazol), Pantoprazol (Pantocal, Pantozol ou Tecta®), Esomeprazol (Nexium®, Esio, Esomex), Pariet®, Dexilant® e Vonoprazana (Inzelm)  por 7 dias.

- Deve estar de jejum de comida sólida por 5 horas e água por 3 horas.

Durante as 24 horas de monitoramento a alimentação deve ser o mais normal possível (tipo e horário), evitando-se extremos de temperatura (muito quente ou muito frio).

E após a colocação do aparelho?

  • Poderá ter um dia normal de atividades do dia a dia, passear e até trabalhar dependendo da atividade, a fim de não interferir na fidelidade do exame. No período do exame, não se deve praticar esportes.

 

  • É possível tomar uma ducha do umbigo para baixo, entretanto banho completo somente após retirar o aparelho.

 

  • Durante o período com o aparelho o paciente deverá preencher um formulário informando os horários em que apresentar algum sintoma relacionado à indicação do exame, além de registrar os horários de alimentação (início e término) e os períodos que estiver deitado (mesmo que acordado).

Sugestões: 

O aparelho não pode molhar, portanto o paciente não pode tomar banho. Sugerimos vir de banho tomado.

Esteja vestido com conjunto de 2 peças (evite vestido ou macacão).

Estamos à disposição para esclarecimentos de qualquer dúvida.

Laudos Online